Resfriador de leite: o que é, para que serve e como funciona

O agronegócio exige diversas métricas para ser organizado e para funcionar da forma mais eficiente e lucrativa possível. Para isso, separamos esta leitura com o intuito de abordar todos os benefícios do resfriador de leite.

Fique atento às informações mencionadas e garanta a melhor qualidade possível para o seu negócio rural. 

Resfriador de leite o que é?

O resfriador de leite é um equipamento essencial na produção de laticínios. Mas, você conhece os tipos e principais vantagens dos coolers?

Um refrigerador de leite (também chamado de tanque de expansão) também pode ser considerado uma  incubadora de aço inoxidável fechada ou fechada que pode receber leite após a ordenha.

A temperatura na qual o leite entra no refrigerador é de cerca de 38ºC e deve ser resfriada rapidamente a uma temperatura de 3ºC a 6ºC para evitar a propagação de bactérias nocivas.

A fim de manter o leite uniformemente dentro desta faixa de temperatura, há uma “pá” de agitação para promover a troca de calor e garantir a uniformidade.

Resfriador de leite como funciona?

Para manter o leite na faixa de temperatura ideal, a caixa de resfriamento segue o mesmo princípio da geladeira. O equipamento (compressor, condensador e gás) dissipa o calor do interior do tanque para o ambiente externo.

A partir de 300 litros, são tanques de água de resfriamento de vários tamanhos. Para saber quanto leite está no tanque, existe uma balança. Usando a tabela normalmente fornecida pelo fabricante do refrigerador, o volume de leite ordenhado pode ser obtido.

Além do controle do leite, o tanque de resfriamento do leite também possui um display digital para controle da temperatura.

Qual o valor do resfriador de leite?

O preço das latas de leite varia de acordo com a capacidade, marca, tecnologia e localização, já que os custos de envio das latas de leite são geralmente altos. Esta tabela ajuda a entender o valor médio do tanque de expansão. (2018)

Capacidade (Litros) /  Novo (R$)  / Usado (R$)

  • 300                  8000              3800
  • 500                  9000              5000
  • 600                  9500              5900
  • 1000                10900            7000
  • 2.000               14000            10000

Quantos watts tem um resfriador de leite?

Tanque de resfriamento de leite, com capacidade mínima de 1.500 litros e capacidade máxima de 1.550 litros, tipo cilíndrico vertical, com capacidade de ordenha dupla / sistema 24 horas, pode resfriar 50% de sua capacidade nominal de leite em 3 horas, potência CV 3,50, potência alimentação:

Monofásico 220 volts, corpo interno com placa de aço inoxidável AISI 304 embutida, espessura mínima de 1,5 mm, tratamento superficial 2B, com fio de solda polido e grão 220, revestimento externo: placa de aço inoxidável AISI 430 embutida, a espessura mínima é 1,0 mm.

Linha de solda polida, dinheiro 220, isolamento térmico de poliuretano expandido, no mínimo 50 mm na lateral e 110 mm no fundo do tanque, diferença de altura, para fluxo de leite, agitador com motor elétrico, redutor, eixo tubular e as lâminas são construídas em aço inoxidável AISI 304, girando de 26 a 32 RPM, e o eixo da lâmina é fixado no eixo do redutor por pinos elásticos Tampa do modelo plana, embutida em aço inox AISI 304 1,5 mm

Como regular um resfriador de leite?

  1. Ajuste a temperatura do refrigerador de leite
  2. Certifique-se de que o visor do termostato mostra a temperatura atual
  3. Pressione a tecla “SET” e mantenha-a pressionada
  4. A temperatura de controle (ponto de ajuste) será exibida
  5. Use as teclas “para cima” e “para baixo” para ajustar a nova temperatura de controle
  6. Após selecionar a temperatura desejada, solte todas as teclas.
  7. Como ajustar a temperatura do refrigerador de leite
  8. Depois de concluir essas etapas, seu termostato será configurado para funcionar na temperatura desejada.
Fonte: Canal Agropeperi

Qual a temperatura ideal para resfriador de leite?

A temperatura de resfriamento do leite é de 4 ° C para evitar o crescimento bacteriano e alterações químicas. O leite deve atingir essa temperatura em três horas. Ao misturar o leite da segunda ordenha com o leite da primeira ordenha, a temperatura não deve ultrapassar 10ºC e voltar a 4ºC em duas horas.

Entretanto, como já foi citado acima, a temperatura na qual o leite entra no refrigerador é de cerca de 38ºC e deve ser resfriada rapidamente a uma temperatura de 3ºC a 6ºC para evitar a propagação de bactérias nocivas.

A fim de manter o leite uniformemente dentro desta faixa de temperatura, há uma “pá” de agitação para promover a troca de calor e garantir a uniformidade.

Quanto tempo o leite pode ficar no resfriador?

O leite é um dos mais importantes produtos de consumo para o ser humano, porém, devido à natureza de seus ingredientes e à temperatura (39ºC) de saída do seio, é um ambiente propício à reprodução de bactérias.

Este tipo de bactéria existe dentro e fora do úbere da vaca, no ambiente de ordenha, na máquina de ordenha e na maioria dos aparelhos.

O número de bactérias presentes no leite depende de:

  1. Esta. A saúde da vaca (uma vaca com mastite pode conter até 10 milhões de bactérias por mililitro de leite).
  2. Mantenha a temperatura conservada
  3. O tempo e a forma de transporte entre a propriedade leiteira e a unidade de processamento.

A refrigeração dos laticínios não elimina os microrganismos, apenas reduz a velocidade de reprodução dos microrganismos.

Conteúdo relacionado: