Resfriador de leite demorando para gelar? O pente de aletas pode ajudar

O resfriador de leite, também conhecido como tanque de expansão, é um equipamento essencial para a produção e industrialização do produto.

Ele evita a proliferação de elementos nocivos que prejudicam ou até mesmo condenam o consumo do leite.

Esse equipamento é utilizado por cooperativas, empresas, grandes e pequenos produtores leiteiros. Representa uma ótima escolha para manter a preservação do leite em diversos processos, inclusive no transporte, otimizando a produção sem perder a qualidade.

Assim como outros maquinários, o resfriador, por vezes, pode apresentar problemas na funcionalidade e deixar de gelar o líquido. Descubra neste artigo uma dica de ouro, prática e barata, para solucionar o problema.

Confira também outros conceitos, funcionalidades e informações relevantes sobre resfriadores de leite, além dos benefícios e métodos de utilização.

O que é um resfriador de leite?

O resfriador de leite é um tanque térmico, normalmente feito de aço inoxidável. Possui uma tampa que mantém a qualidade do produto para comercialização e evita que insetos ou outros animais entrem em contato com o conteúdo.

Esse grande recipiente conserva o leite, geralmente, recém ordenhado em baixas temperaturas.

É ideal para mantê-lo em sua melhor versão já que, após a extração, o líquido pode chegar a uma temperatura de cerca de 40º C e precisa ser resfriado entre 3ºC e 6ºC.

Existem, basicamente, dois modelos de resfriadores de leite: os horizontais e os verticais. Ambos podem ser fechados e abertos. Os verticais, no entanto, podem auxiliar na otimização do espaço.

Para que serve o resfriador de leite?

A diminuição de temperatura do leite, proporcionada pelo resfriador, reduz a multiplicação de microrganismos. Além disso, baixa os índices de perda de leite por acidez, principalmente no verão e evita outras contaminações.

Sua principal função é resfriar o leite após a ordenha, o que pode beneficiar todo o processo de fabricação de outros laticínios que dependem da qualidade do leite como iogurtes, manteigas e queijos.

Outros benefícios de incluir o processo de resfriamento do leite em sua produção são:

  • melhora do sabor e qualidade do leite e de derivados,
  • redução de custos,
  • mais higiene,
  • otimização do sistema de coletas,
  • diminuição de perdas, 
  • oferecimento de melhores preços, aumentando as demandas e a lucratividade.

Como funciona o resfriador de leite?

O sistema de resfriamento desse aparelho funciona de maneira similar ao de uma geladeira, por exemplo.

Dessa maneira, os equipamentos alheios (compressor, condensador, gás e outros) influenciam no bom funcionamento do tanque.

O resfriador conta com um mecanismo que agita o leite constantemente, mantendo a temperatura do produto uniforme.

Resfriador de leite demorando para gelar? O que fazer?

Caso o resfriamento do leite já esteja inserido em seu processo de captação e produção do leite, mas o funcionamento não está satisfatório, uma dica simples pode te ajudar a resolver a situação.

Geralmente, o problema apresentado pelos resfriadores desse tipo é a demora e dificuldade para realizar a redução da temperatura quando está cheio de leite.

Nesse caso, o que pode impedir toda a sua potência são sujeiras próximas à área do motor, radiador e/ou aletas, que acabam obstruindo a passagem de ar por meio delas.

Isso pode ocorrer devido ao uso ou mesmo na higienização com lava-jatos. Para solucionar essa situação, é possível utilizar um pente de aletas.

Em vez de usar chave de fendas, canetas ou outras ferramentas e materiais que podem danificar seu equipamento, o pente de aletas, que possui o investimento médio de cerca de R$ 25, possui o tamanho ideal de cerdas rígidas para a limpeza e desobstrução dos canais de circulação de ar, resfriando rapidamente o leite.

Para utilizá-lo, basta inserir o pente entre as aletas e fazer movimentos verticais repetidas vezes em todas as superfícies estendidas. Apesar de muito simples, essa prática produz um resultado significativo no tempo de resfriamento do produto.

Caso realize a limpeza do radiador de seu equipamento, deixe nos comentários seu feedback. Salve esse conteúdo para consultar a dica sempre que precisar e compartilhe com seus amigos do agronegócio.

Conteúdo relacionado:

Milk Meter: Como fazer a manutenção

O leite é a maior fonte de nutrientes durante os primeiros meses de vida, proporcionando uma infância saudável. Também auxilia no desenvolvimento da juventude e