Rampas ou degraus: Saiba a melhor escolha para suas vacas

O bem-estar das vacas e a redução de estresse e enfermidades influenciam, diretamente, na produção leiteira. Sendo assim, é muito importante proporcionar um ambiente que acomode os animais e proporcione facilidade na locomoção e nos tratos diários.

Entenda a diferença e a influência da escolha de rampas ou degraus para o acesso à sala de ordenha ou outros espaços disponibilizados ao gado.

Por que é importante ter cuidado na locomoção das vacas?

É na locomoção dos bovinos que ocorre grande parte das incidências de quedas e acidentes, causando machucados, fraturas e outros danos aos animais.

Alguns cuidados, como a inserção de solo adequado e profissionalismo no toque das vacas, pode reduzir significativamente problemas dessa natureza.

Rampas X degraus

Sabe-se que, normalmente, bovinos possuem certo desgosto por rampas. Por isso, optar pela construção de ambientes compostos por degraus pode ser uma escolha mais eficaz.

Os degraus proporcionam maior facilidade para a locomoção das vacas, diminuindo as possibilidades de derrapamento ou quedas, já que muitas vezes, em rampas, elas não conseguem firmar seu casco.

Qual é o tamanho ideal para um degrau?

Recomenda-se que os degraus não ultrapassem 30 centímetros de altura e 1 metro de largura, para que os animais não encontrem dificuldades ao passar de um nível a outro, facilitando o fluxo e agilizando os processos de rotinas leiteiras.

Como tratar os ferimentos e feridas em bovinos?

Machucados e feridas não devem ser negligenciados. O tratamento deve ser rapidamente aplicado, assim que for identificado o problemal, visando minimizar o surgimento ou aumento de outras infecções que podem comprometer até mesmo a vida do animal.

Limpe sempre a área machucada e use bactericidas, se necessário, além de aminoglicosídeos ou outros medicamentos e componentes, como penicilina, benzatina e procaína.

Todavia, é recomendado consultar um médico veterinário, para prescrever o tratamento mais adequado para cada caso. Somente ele será capaz de avaliar a situação do animal e indicar o melhor procedimento, zelando pela saúde da vaca e pelo seu bem-estar.

Gostou deste conteúdo? Conte nos comentários qual método você utiliza em sua propriedade: degraus ou rampas?

Salve este conteúdo para consultar sempre que necessário e compartilhe com os amigos da indústria leiteira para que também possam aprimorar as condições de trato com o seu gado.

Conteúdo relacionado: