Radioamador: Como facilitar a comunicação na propriedade rural

Muitas propriedades rurais são repletas de morros e árvores, o que dificulta o acesso ao sinal de telefonia local.

Para solucionar esse problema, viabilizando o contato entre pessoas fisicamente distantes na propriedade, uma ótima opção é a utilização de radioamadores ou rádios de comunicação.

Saiba o que é, como funciona, qual é o investimento e outras informações a respeito do uso de radioamadores, leia as informações que reunimos logo abaixo.

O que é um radioamador?

O radioamador é similar ao walk talk, porém, um pouco mais completo. Com aparência similar a de um telefone, possui disponibilidade de utilização de funções de um equipamento transmissor de ondas eletromagnéticas comum (para ouvir músicas), lanterna e, claro, a facilitação na comunicação entre pessoas.

Como e até qual distância funciona um radioamador?

O funcionamento e a capacidade do radioamador podem variar de acordo com a marca e o modelo, ficando em torno de três a oito quilômetros, em média. Pode-se ter a capacidade reduzida em locais com excesso de morros e relevo com paredões.

Para utilizar esse tipo de equipamento, basta sincronizar diferentes aparelhos na mesma frequência (VHF na faixa de 30 a 300 MHz ou UHF de 300 MHz a 3 GHz, por exemplo). Assim, todos ouvirão as mensagens transmitidas entre eles.

Ao falar, pressione o botão que está localizado na parte superior ou lateral do rádio, dependendo do modelo. Dessa maneira, sua mensagem será recebida por todos que estiverem pareados.

Para ouvir, não é necessária a realização de nenhuma ação, já que ele permanece em funcionamento de recepção continuamente.

Quais são os melhores radioamadores?

Algumas das marcas que apresentam melhor relação de custo-benefício são:

  • Baofeng,
  • Knup,
  • Intelbras,
  • Motorola.

Além destas marcas bastante populares no mercado, existem outras opções com valores superiores ou qualidade inferior, podendo, mesmo assim, atender às suas necessidades. Por isso, o aparelho ideal pode ser diferente para cada situação e local.

Quanto custa um radioamador?

O investimento para implementação do radioamador dependerá de quantas unidades serão utilizadas. O custo médio da unidade do aparelho é de pouco mais de R$ 100.

Vale lembrar que este valor pode variar levando em conta a marca do comunicador, o modelo, se a compra for realizada em loja física ou online e a região da loja.

Os radioamadores ou rádios comunicadores podem tornar muito mais práticas as rotinas na área rural, otimizando o tempo de deslocamento para comunicar-se com os demais colaboradores.

Gostou dessa dica para facilitar a comunicação interna de uma propriedade? Compartilhe esse conteúdo com outros moradores da área rural ou com sua rede.

Além disso, caso implemente esse método de comunicação, dê seu feedback nos comentários.

Conteúdo relacionado: