Por que a vaca bebe água durante a ordenha?

Caso você trabalhe na indústria leiteira, pode ter percebido que durante a extração do leite, ou logo após o procedimento, as vacas demonstram ter muita sede e tornam-se propensas a ingerir maiores quantidades de água.

Isso se dá por conta da necessidade de hidratação do animal. Confira, abaixo, como o consumo de leite dele influencia na produção leiteira e como você pode fazer para oferecer água às vacas mesmo durante a ordenha.

Como o consumo de água da vaca influencia na produção de leite?

Segundo especialistas agropecuários e leiteiros, é necessário que a vaca ingira cerca de quatro litros de água para produzir um litro de leite.

Visto que a água consumida pelo animal é a base para seu leite, a qualidade dela interfere diretamente no produto final dele.

Assim, para garantir que o seu rebanho consuma água de qualidade e na quantidade necessária, assegure-se de estar seguindo essas dicas:

  • utilize água em plenas condições de consumo, como de poços, por exemplo,
  • faça o controle microbiológico anual da água,
  • ofereça mais de um local para o consumo de água,
  • desenvolva um bebedouro de tamanho adequado para o porte do(s) animal(is).

Por que a vaca bebe água durante a ordenha?

Devido à produção e à extração do leite, que dependem da boa hidratação do animal, o organismo da vaca estimula a produção de substâncias no seu corpo. Isso lhe dá sede e a faz beber bastante água, repondo o líquido perdido e hidratando o seu corpo.

Além disso, em terrenos grandes, muitas vezes os animais precisam percorrer certas distâncias até o local da ordenha, chegando lá com mais sede.

Em casos de rebanhos numerosos, as vacas costumam ter de esperar pela sua vez de serem ordenhadas, podendo ter sede também neste período.

Como oferecer água para as vacas durante a ordenha?

Você pode oferecer água para as vacas durante a extração do leite, inserindo o coxo para o líquido com a contenção da sala de ordenha.

Para otimizar o investimento financeiro, você pode fazer isso inserindo à contenção um tubo de 300 milímetros com uma boia e um recorte superior, assim, realizando a instalação corretamente. Quando o nível de água baixar, a reposição será imediata.

A estrutura pode ser improvisada, segundo o seu ambiente e, na parte superior, indica-se a utilização de arcos de ferro para garantir a firmeza da tubulação.

Para a vedação de locais onde sejam necessárias às aplicações de parafusos ou emendas, pode-se utilizar colas orgânicas.

Implementar ao menos um bebedouro na sala onde as suas vacas são ordenhadas aumentará fortemente a sua produção e, em paralelo, o bem-estar dos animais.

Gostou da dica? Confira mais sugestões práticas e úteis, como essa, em nosso blog!

Conteúdo relacionado: