Ordenhadeira mecânica: O que é? Vantagens?

Se você está em busca de mais informações sobre a Ordenhadeira mecânica para que assim, você tenha a oportunidade de conseguir ter uma maior noção de como é que ele funciona, para saber se realmente vale a pena optar por este sistema, saiba que no artigo de hoje, você terá a oportunidade de conseguir tirar as suas próprias conclusões sobre a Ordenhadeira mecânica, podendo descobrir a forma na qual esse processo funciona, as vantagens que ele é capaz de oferecer para você, além de ter acesso a uma série de outras informações que irão ajudar você a compreender melhor, confira:

Ordenhadeira mecânica o que é?

O Ordenhadeira mecânica se trata de um equipamento que serve para tirar leite das vacas de forma mais rápida.

Com esse tipo de ordenha, diferentemente da ordenha manual, você não terá nenhum cansaço físico ou dor nas braços, principalmente quando se possui muitas vacas para retirar o leite.

A Ordenhadeira mecânica faz com que o leite das vacas seja retirado de forma que pareça que é o próprio bezerro que está mamando. Graças a isso, ferimentos e machucados nas tetas das vacas são evitados.

Além disso, a Ordenhadeira mecânica pode ser bem melhor do que a ordenha manual, pelo fato de que, graças a ela, será possível que o máximo de leite possa ser retirado das vacas,sem prejudicar de forma nenhuma, nem as vacas e nem o processo de retirada do leite.

Como funciona uma ordenhadeira mecânica?

A Ordenhadeira mecânica funciona de forma semelhante a como o leite da vaca é retirado na ordenha manual.

vaca ordenhadeira mecânica
Fonte: Freepik

Sendo assim, ela permite que o leite das vacas possam ser retirado de uma forma bem mais rápida e segura, de forma que não irá atrapalhar o processo, já que  a Ordenhadeira mecânica permite que todo o leite possível consiga ser extraído, e além disso, as vacas não sofrerão com machucados ou puxões incorretos que podem lhes causar problemas.

Cada um das teteiras, que são colocadas nas tetas das vacas, possuem um tubo específico. Quando o leite é extraído, ele segue diretamente para o copo que possui no equipamento, enquanto também existem mangueiras que servem para pulsação, para que o leite consiga ser retirado.

Em relação aos copos presentes no equipamento, eles tanto poderão ser de plástico, como também, de aço inox.

Por este motivo, se você possui muitas vacas e trabalha exatamente com a produção de leite e de alimentos que são produzidos através do leite, como queijos, coalhadas e outros, saiba que este equipamento poderá te ajudar bastante e te dar ainda mais tempo, já que você não terá que se preocupar com a retirada do leite, deixando a Ordenhadeira mecânica com essa responsabilidade e te dando a oportunidade de conseguir realizar outras atividades enquanto o leite é ordenhado.

Qual a diferença entre ordenha manual e mecânica

A ordenha manual te faz perder muito tempo retirando leite, seja de uma ou de mais vacas. Além disso, ao realizar a ordenha manual, existe a possibilidade de você acabar trazendo machucados e outros danos às tetas das vacas.

Ainda é possível que, ao acabar optando pela ordenha manual, você acabe nem retirando todo o leite das tetas da vaca.

Já no caso de optar pela Ordenhadeira mecânica, você tanto terá mais tempo para realizar outras atividades, como não terá cansaço, já que equipamentos realizarão todo o processo sem ajuda e além disso, faz com que todo o leite possível seja retirado do peito de vaca.

Quantas vezes por dia posso ordenhar?

Geralmente, é indicado que você realize o processo de ordenha de uma vaca entre duas ou até 3 vezes ao dia, no máximo. Normalmente, o leite da vaca é retirado após o bezerro mamar.

Qual a forma correta de se lavar a ordenhadeira?

É muito importante que sempre após realizar o processo de ordenha em cada uma das vacas, seja necessário que você faça todo o processo de higienização da Ordenhadeira mecânica.

Sendo assim, será necessário que ao retirar a ordenhadeira da vaca, você esquente água, deixando-a morna. Será necessário que você utilize o detergente alcalino diluído em água para fazer a lavagem do equipamento.

Com essa mistura, você deverá fazer com que ela circule durante uns 10 minutos dentro do equipamento. Sendo assim, você deverá realizar esse procedimento toda vez que utilizar a Ordenhadeira mecânica e assim que o leite terminar de ser ordenhado.

Quais são as vantagens de usar a ordenha manual?

A ordenha manual possui as suas vantagens e a seguir, você terá a oportunidade de conseguir saber quais são esses benefícios. Confira:

  • Oferecer mais saúde para o úbere da vaca;
  • A vaca fica durante mais tempo na propriedade;
  • Menor chance de mastite o que a produção do leite seja maior;
  • Entre outras.

Quais são as vantagens de usar a ordenha mecânica?

A Ordenhadeira mecânica também te permite oferecer diversos benefícios e a seguir, você poderá conhecer alguns deles e tirar as suas próprias conclusões sobre este equipamento. Confira:

  • Uma maior quantidade de leite consegue ser extraída;
  • Não toma seu tempo;
  • Reduz custos;
  • Entre outros.

Conteúdo relacionado:

Milk Meter: Como fazer a manutenção

O leite é a maior fonte de nutrientes durante os primeiros meses de vida, proporcionando uma infância saudável. Também auxilia no desenvolvimento da juventude e