Conheça a maneira mais fácil de aquecer água para higienizar sua ordenhadeira

As ordenhadeiras são o método mais comum utilizado para a extração do leite. Sejam manuais ou mecânicas, após o uso elas devem sempre ser higienizadas. Para realizar este processo, é utilizada água quente.

Caso você seja produtor da indústria leiteira, pode ser que já esteja bem acostumado com esses protocolos. Por isso, trouxemos uma maneira mais fácil para aquecer a água para a limpeza da ordenhadeira e otimizar o tempo do procedimento. Conheça abaixo.

Por que lavar a ordenhadeira?

Tendo em vista que o leite a ser comercializado passa diretamente pela ordenhadeira, denota-se a importância de limpar correta e atentamente os equipamentos, garantindo maior qualidade do produto final.

Durante a produção de leite, diversos cuidados devem ser tomados para evitar que ele talhe ou se contamine.

A limpeza dos equipamentos de ordenha é um deles. Realizar essa higienização corretamente elimina as bactérias, que podem estar no canal, e impede que cheguem ao leite. Saiba como fazer isso.

Como lavar a ordenhadeira?

Indiferentemente da marca ou modelo do seu equipamento, a limpeza deve ser feita regularmente. O processo consiste em alguns passos fáceis, não possuindo segredos ou técnicas complexas para fazê-lo.

A ordem e a maneira de realizá-los pode mudar de acordo com o profissional que executa o processo. Todavia, o protocolo de limpeza é muito similar ao dos demais equipamentos, podendo ser realizado da seguinte forma:

  1. Por meio da conexão com uma mangueira de água fria, faça uma primeira lavagem.
  2. Para evitar desperdícios, a água utilizada na limpeza do transferidor pode ser utilizada na lavagem dos arredores do local.
  3. Após, retire toda a água fria que ainda estiver no equipamento.
  4. Depois Insira água quente e detergente neutro. Permaneça realizando a lavagem por cerca de 10 minutos.
  5. Enxágue com água fria novamente.
  6. Drene a água que permaneceu no interior do equipamento.

De maneira prática e fácil você consegue realizar a higienização completa da sua ordenhadeira, produzindo um leite de qualidade superior e mantendo o seu espaço bem apresentável.

Por que é usada a água quente para a limpeza da ordenhadeira?

É necessário uso de água quente para uma higienização completa e eficaz.Ela deve ser utilizada em temperatura de aproximadamente 75°C.

Além disso, a água quente potencializa a eficiência de detergentes alcalinos e, consequentemente, melhora a sanitização do sistema.

Apesar da importância de utilizar a água quente nos processos de higienização, muitos produtores ainda não possuem sistema de aquecimento do líquido para atender aos protocolos de limpeza dos equipamentos.

A maneira mais fácil para aquecer a água de higienização da ordenhadeira

O aquecedor de água é a melhor opção para facilitar a higienização dos maquinários e equipamentos de ordenha.

Um aquecedor de 50 litros, por exemplo, pode ser a solução ideal para pequenas e médias propriedades, já que para essas proporções não é necessária grande quantidade de água aquecida para a lavagem das ordenhadeiras.

O equipamento que possui termostato facilita o controle da temperatura da água, podendo ser programado para o desligamento quando o conteúdo atingir determinada quantidade de graus.

Por já ser comercializado com a parte elétrica completa, a instalação do equipamento se torna simples e rápida, sendo necessário apenas a ligação dos fios fase, neutro e terra.

Além disso, o aquecedor de água em inox já possui espera para instalação com pré-furos d a inserção de parafusos, boia para evitar que o conteúdo transborde e uma potente resistência garantindo o manutenção da temperatura da água.

Essa resistência sempre ficará submersa. Sendo assim, não será possível retirar todo o conteúdo do tonel de aquecimento.

Isso ocorre devido ao planejamento e à arquitetura do equipamento, prevenindo que o aparelho fique em algum momento ligada sem água, causando a queima da peça.

Dessa maneira, ao optar pela utilização do aquecedor de água você otimiza o tempo de processos em sua propriedade, além de garantir um produto durável e inteligente.

Gostou da dica? Então, salve este conteúdo e visite nosso site para conhecer este e outros produtos para modernizar e potencializar a sua produção leiteira.

Conteúdo relacionado: