Dica para não danificar o fundo do seu tanque de resfriamento

O leite, apesar de ser um alimento nutritivo, exige muitos cuidados no manuseio, preparo, produção e industrialização. Para aumentar os níveis de conservação dele, muitos produtores utilizam os tanques de resfriamento.

Neste artigo, conheça um pouco mais sobre o uso deste equipamento, seus benefícios e utilização. 

O que é um tanque de resfriamento de leite?

O resfriador de leite é um tanque térmico confeccionado em aço inoxidável que recebe o líquido após a realização da ordenha.

Quando extraído, o leite é encaminhado ao tanque de resfriamento em uma temperatura de, aproximadamente, 38ºC. O equipamento é responsável por reduzir a temperatura entre 3ºC e 6ºC, evitando a proliferação de bactérias.

Para que serve o tanque de resfriamento?

O tanque de resfriamento auxilia na elevação da qualidade do leite, garantindo que a usina de beneficiamento o receba em boas condições para a produção de derivados. 

Obviamente, para se obter produtos lácteos de qualidade, deve-se prezar pela matéria-prima, evitando danos a ela.

Como funciona o resfriamento do tanque?

O tanque de resfriamento funciona de maneira similar a uma geladeira, contando com condensador, compressor e gás. Essa instalação retira o calor do conteúdo interno e o expele para o ambiente externo.

Para manter o leite na temperatura ideal de maneira homogênea, o equipamento conta com uma pá agitadora interna, que torna mais fácil a troca do calor e da uniformidade.

Benefícios do uso do tanque de resfriamento

Além da redução de proliferação de bactérias que eleva a qualidade do leite, o tanque de resfriamento proporciona outros benefícios, como:

  • melhora no sabor,
  • redução de custos,
  • diminuição de descartes,
  • redução de acidez,
  • flexibilidade de processamentos para derivados,
  • coleta alternada,
  • otimização logística.

Como evitar danos no fundo do tanque de resfriamento?

Para evitar danos ao tanque de resfriamento, é necessário observar as “costuras” ou o delineamento da parte inferior feita pela solda, pois é assim que é feito o direcionamento do gás.

Por vezes, os pontos de emenda das chapas podem se romper, estourando o fundo do equipamento, causando o vazamento do gás e sendo necessário a troca do fundo ou mesmo descarte.

Isso ocorre, normalmente, por conta de choques térmicos. Para evitar que aconteça, após retirar o leite resfriado em baixa temperatura, nunca realize a higienização imediata com água fervente.

Espere cerca de 10 minutos e, ainda assim, prefira realizar a primeira lavagem com água em temperatura ambiente.

Agora, ciente das formas de uso, conservação e benefícios proporcionados pelo tanque de resfriamento, você pode optar por utilizá-lo seguramente em seu processo de ordenha.

Acesse a nossa loja virtual e consulte esse e outros produtos para otimizar a sua produção leiteira.

Conteúdo relacionado: