Curral para gado de leite: O que é e como funciona

Para você que cria ou pretende criar gado de leite, é muito importante ter o conhecimento que o curral para gado de leite adequado é um dos principais fatores para a obtenção de bons resultados.

É necessário dar atenção para alguns equipamentos importantes para o trato do gado e do leite. Iremos apresentar neste arquivo todas as informações que você precisa para ter um bom curral para gado de leite.

O que é um curral para gado de leite?

O curral para gado de leite consiste no espaço em que as vacas ficam confinadas momentos antes da ordenha. Este espaço em especial para a produção de leite, deve ser planejado da melhor maneira possível, pois ele é capaz de determinar a qualidade e quantidade do leite.

Este espaço deve ser bem pensado levando em consideração as suas condições e necessidades, buscando sempre manter o bem-estar das vagas para manter uma boa produção e facilitar o manejo.

Como funciona um curral para gado de leite?

O curral de leite para gado é usado com uma “Sala de Espera” não é um lugar apropriado para a criação do animal, ele é destinado apenas para dar mais conforto aos animais antes da ordenha e facilitar o manejo das vacas assim como dar mais facilidade na hora de fazer a higiene do local.

É por isso que o local deve ser bem planejado, para que realmente facilite seu manejo e ofereça as condições necessárias para os animais. Para te ajudar a planejar um bom curral para gado de leite, preparamos as dicas a seguir.

Como construir um curral para gado de leite?

Muitos fatores devem ser considerados ao planejar as instalações de um curral para gado de leite. Geralmente, para a construção é exigido um alto valor de investimento, por isso, uma vez pronta, deve ser gerida de forma adequada para evitar perdas.

No entanto, antes de construir, preste atenção a alguns fatores que são capazes de maximizar seu investimento:

Localização

Para fazer a escolha da melhor localização, deve-se considerar a localização geográfica, o comportamento do vento, a entrada e saída do local, o tipo de solo e a localização dentro do terreno.

A melhor opção sempre será o centro da propriedade, pois é de fácil acesso e de melhor manejo.

Você deve escolher um local seco, firme, livre de corrosão e, de preferência, plano. Não é recomendado que fique perto de rios e lagos porque os dejetos do curral podem poluir a água.

No entanto, deve haver uma boa fonte de água para manter os animais hidratados e limpar o local.

Calcule as dimensões

Para fazer os cálculos das dimensões, deve-se considerar a quantidade de animais que serão mantidos no curral. O espaço médio de cada vaca é de 2 metros quadrados.

Outras melhorias nas baias também devem ser consideradas, como piquetes, curralão e manga de recolhida, que são fáceis de manusear e usar.

Preparação do terreno

Depois de escolher o melhor local, é hora de limpar o terreno. Para fazer isso, você deve formar um círculo para que fique livre de vegetação e detritos.

Para facilitar o escoamento da água da chuva e evitar a formação de lama nos locais de maior movimento, é recomendável deslocar o solo onde será construído o curral.

O movimento deve ser realizado de fora para dentro até que seja obtida uma superfície circular com uma inclinação de 2%. Em seguida, você deve compactar uma camada de cascalho no local e nas áreas próximas.

Marcando o curral + recomendações

Depois de concluídas as etapas anteriores por completo, é necessário marcar a localização do curral, levando em consideração um acesso facilitado e a insolação.

Para fortalecer a posição, muitos fatores foram considerados na escolha da posição, sendo que a posição ideal do curral é a direção leste-oeste em seu maior eixo. Isso evita que o sol penetre ainda mais nas laterais de sua construção.

Antes de iniciar a construção propriamente dita, é necessário marcar as estacas para visualizar quaisquer tipos de problemas que possam surgir no desenvolvimento.

A marcação deve começar com o galpão, brete, tronco de contenção e o apartadouro. Cercas externas, portões e divisórias (corredores de vacinação, salas veterinárias, etc.) deverão ser marcados depois.

Uma técnica interessante é usar uma planta baixa para visualizar a localização e ter assim uma demarcação mais fácil da construção.

As matérias-primas utilizadas na construção do curral e cercas também devem ser selecionadas com bastante cuidado. A segurança dos animais, a qualidade dos materiais e o custo/benefício devem ser considerados.

Para quem deseja uma construção duradoura, é fundamental adquirir materiais resistentes. 

Além de profissionais qualificados para a realização do projeto, é necessário também garantir o bom andamento da obra visando prevenir problemas futuros.

Quantas vacas por metro quadrado no curral?

O espaço médio recomendado para cada animal é de 2 metros quadrados para cada vaca. Entende-se que este espaço é o adequado para manter o bem estar dos animais e ter um manejo facilitado.

Qual a melhor madeira para fazer curral?

A melhor madeira para fazer o seu curral vai depender exclusivamente de suas condições e de suas necessidades.

Fazendo um bom planejamento é possível identificar qual tipo de madeira deve ser utilizado na construção, ou ainda qual tipo você pode pagar para ter em sua construção.

Por exemplo, se você quiser ter um curral que dure por muito tempo, deve optar por madeiras de boa qualidade, como o eucalipto tratado, podendo ter até 15 anos de garantia.

O que é um tronco de contenção?

O tronco de contenção também chamado de brete de contenção, é um equipamento projetado especificamente para acomodar e proteger o gado individualmente para facilitar vários procedimentos de manipulação veterinária e zootécnica, como marcação, castração, inseminação artificial, coleta de sangue, vacinação, administração de drogas, verificação de gravidez, transferência de embrião,  exame clínico, tratamento de casco, descorna ,medição da circunferência do escroto, instalação de brinco e outros serviços.

Deve ser capaz de imobilizar completamente qualquer bovino de qualquer idade sem prejudicá-la, para que os técnicos ou peões possam trabalhar de forma eficaz e segura.

Qual melhor tronco de contenção?

O Megatron é considerado o melhor tronco de contenção da atualidade, pois atua de maneira hidráulica de forma e material inéditos no mercado, que reúne a melhor opção para contenção de animais, silenciosa, rápida e 100% hidráulica.

Quanto custa um tronco de contenção?

O preço do Tronco de contenção varia de acordo com o tipo que você deseja usar, ou que for mais adequado para o seu uso, visto que os mais inovadores terão valores mais elevados que os mais simples.

Conteúdo relacionado: