Como saber a quantidade de leite que sua vaca produz?

O leite é um alimento muito comum na dieta das pessoas de todas as faixas etárias, desde a infância até a velhice devido aos seus altos valores nutricionais e vitamínicos.

Todavia, a produção do leite vai muito além do que conhecemos nos anúncios e comerciais de TV e na web e vemos nas prateleiras dos mercados.

Há a necessidade de um grande rebanho bovino leiteiro para uma produção significativa do produto.

Para saber como realizar a medição dessa produção de maneira eficiente, além de outras informações como aspectos que influenciam a quantidade de leite extraída dos animais, continue neste artigo.

Qual é a média de produção de leite por vaca?

De acordo com Olavo Barbosa, trabalhador da indústria leiteira, em entrevista ao Globo Rural, uma vaca bebe cerca de 120 litros de água por dia para produzir em torno de 25 litros de leite.

A produção de leite por vaca, no entanto, depende da raça e das características genéticas de cada animal. A média no país fica em torno de 5 a 10 litros, podendo chegar a 26 litros, por exemplo, no caso das vacas holandesas. 

A comida influencia na produção de leite?

A alimentação do animal influencia diretamente na produção leiteira, tanto na qualidade quanto na quantidade. 

Para a produção de 25 litros, conforme mencionado, é necessário que a vaca ingira cerca de 40 quilos de volumoso e concentrado (tipos de alimentos bovinos).

Por isso, o proprietário do rebanho deve adotar uma boa dieta para os animais, proporcionando saúde, conforto e fácil acesso à alimentação. Fazer isso é essencial para obter um leite nutritivo e de qualidade, agregando valor ao seu produto.

Quais são as raças de vacas que mais produzem leite?

A raça holandesa é a mais comum no setor leiteiro por ser uma das vacas que mais produz leite. Com origem de outras raças europeias, possui excelente conversão alimentar, transformando o pasto e a água consumidos em leite de qualidade.

Outras raças bastante comuns e produtivas são:

  • Girolando,
  • Jersey,
  • Gir,
  • Guzerá,
  • Pardo Suiço.

Como saber a quantidade de leite que sua vaca produz?

Para realizar a medição da produção de leite das vacas, é necessário o uso de equipamento específico, como um medidor acoplado ao transferidor de leite.

A utilização destes equipamentos não altera o processo de captação e ordenha. A diferença é que a mangueira que levaria o leite da ordenhadeira para o transferidor deve ser desconectada dele e inserida no medidor.

Durante a medição, a torneira do medidor deve permanecer fechada, em sentido horizontal, para evitar quaisquer perdas. Após a conclusão da coleta de leite, o medidor indicará quantos litros foram totalizados. 

Feito isso, deve ser realizada a esgota ou drenagem do conteúdo do medidor, já que todo o leite extraído estará depositado nele.

Para fazer a drenagem, basta alterar a torneira para posição vertical e, em seguida, pressionar o depressor de tubo localizado na parte superior do medidor.

Isto fará com o que o leite seja guiado por uma mangueira para dentro do transferidor.

Esse processo pode ser repetido em todas as vacas leiteiras, para que seja possível realizar a contabilização de todo o leite produzido.

Descobriu informações úteis nesse artigo? Então, salve-o para consultar sempre que precisar. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários para que possamos lhe ajudar.

Conteúdo relacionado: