Como regular a temperatura do resfriador de leite

Resfriar o leite é uma parte muito importante da produção e da venda do produto.

Por isso é preciso ser feito da maneira correta. Neste artigo falaremos sobre a importância desse processo e como deve ser feita a regulação da temperatura do resfriador. 

O que é um resfriador de leite?

Conservar em uma temperatura ideal o leite que acabou de ser ordenhado é a principal função de um resfriador de leite.

Ele é um tanque feito de aço inoxidável que pode ser selado ou ter uma tampa, que preserva a qualidade do leite para que seja comercializado com segurança.

Como funciona um resfriador de leite?

Para manter o leite conservado em uma temperatura ideal, o resfriador usa o mesmo sistema de resfriamento de uma geladeira comum. Dessa forma, a instalação do aparelho, que conta com compressor, gás e condensador, retira o calor de dentro dele e lança no ambiente.

A importância desse aparelho se dá pelo fato de ele ser o responsável por conservar a temperatura do leite.

Assim que sai da ordenha, ele atinge uma temperatura de até 38ºC e deve ficar entre 3ºC a 6ºC para evitar a proliferação de bactérias que prejudicam a qualidade do leite. 

Qual termômetro é mais confiável para medir a temperatura do leite?

Usar um termômetro aferido é importante para garantir a medição correta da temperatura do leite. Você deve conferir com um termômetro de imersão e depois comparar com o que está sendo exibido no demonstrador do tanque. 

Por exemplo, se o resfriador aponta uma temperatura de 2ºC e o seu termômetro de imersão, que está bem regulado, aponta 3ºC, é necessário ajustar o relógio do tanque para que a medição seja lida sempre da maneira correta e não haja prejuízo na qualidade do leite. 

O termômetro ideal para medir a temperatura do leite é o de imersão, pois pode ser colocado no líquido sem problemas ou riscos de danificar. 

Qual é a temperatura ideal para resfriar o leite?

Como mencionado anteriormente, o leite deve estar entre 3ºC e 6ºC para que não perca a qualidade em razão da proliferação de bactérias.

Quando o leite que já está no resfriador, precisar ser misturado com um novo, essa mistura não pode ultrapassar os 10ºC e depois deve ser rapidamente convertida para a temperatura ideal.

Como regular a temperatura do resfriador de leite?

Em algumas ocasiões o resfriador pode demonstrar uma temperatura diferente daquela que realmente está sendo mantida no leite. Quando isso acontecer você deve regular o relógio de acordo com o que instrui o manual. 

No controlador da Full Gauge MT 516, por exemplo, você precisa segurar ao mesmo tempo o botão com seta para cima e o com seta para baixo.

Assim aparecerão as funções. Selecione com o botão do meio a função 01, suba os números até chegar ao número 123 e confirme.

Novamente aparecerão as funções, você deve selecionar a F02 para fazer o ajuste da sonda. Será exibido o número do desvio e você deve ajustar para que seja corrigido até o valor que é mostrado no seu termômetro de imersão.

Conteúdo relacionado: