Por que e como lavar o úbere da vaca?

É imprescindível dar atenção à higiene e limpeza do úbere (as quatro glândulas mamárias) da vaca durante todo o processo da extração de leite.

O manejo e a forma de ordenha, que mantêm a maioria das fazendas leiteiras, influencia diretamente na qualidade do leite.

Por isso, devem-se reduzir ao máximo as possibilidades de contaminação microbiana ou de qualquer outra natureza. Para entender o motivo e a forma correta de lavar o úbere da vaca, continue lendo este artigo!

Por que é importante lavar o úbere?

Além de retirar sujeiras, a lavagem do úbere previne infecções intramamárias, diminuindo as chances de doenças e proliferação bacteriana, preservando a saúde do animal.

Algumas práticas de higiene que podem ser atreladas à lavagem periódica do úbere são:

  • evitar lesões,
  • manter o ambiente o mais limpo possível,
  • proporcionar boas condições higiênicas ao animal,
  • higienizar os equipamentos após o uso.

Como lavar o úbere da vaca?

A teta do animal somente deverá ser limpa caso esteja suja. Se não houver barro ou outras impurezas no membro, não há necessidade de higienização do mesmo.

Para realizar a lavagem do úbere da vaca, deve-se observar, primeiramente, a parte onde a teteira encostou, sendo a única que deverá ser efetivamente higienizada.

Atente-se à limpeza mais profunda, principalmente, nas pontas das tetas, por onde sairá o leite.

Alguns produtores leiteiros optam por realizar a lavagem do úbere utilizando o lava a jato, enquanto outros preferem fazê-lo com o lava úbere. Conheça cada um desses equipamentos e seus resultados.

Lava a jato

O lava a jato comum, utilizado para limpar pátios e carros, possui um jato aberto, forte e com vazão extensa.Não é possível direcionar com precisão o destino da água esguichada e isso pode ser um grande problema.

Quando todo o úbere é molhado, a água suja escorre da parte superior da teta, podendo entrar na teteira e, ocasionalmente, ser sugada, contaminando a vaca.

Além disso, a recorrência dessa situação pode aumentar as chances de contração de mastite por parte do animal.

Lava úbere

O lava úbere oferece um jato reto, suave e direcionado. Além disso, otimiza o tempo do produtor leiteiro com a facilidade de manuseio porque a liberação de água é feita com uma única mão.

Assim, consequentemente, diminuem as chances de mastite, doença que é uma das principais causas de descarte bovino e pode ser facilmente evitada por meio da higienização correta do úbere do animal.

Já conhecia as diferenças da utilização do lava a jato e do lava úbere? Não é à toa que a peça de utilização específica para a lavagem do membro do animal leva este nome.

Caso tenha gostado do conteúdo, salve-o para consultar sempre que necessário e compartilhe essa dica com os colegas da indústria leiteira.

Conteúdo relacionado: