Como lavar o transferidor de leite: Passo a passo

Quando se pensa em ordenha de leite, logo vem à nossa mente equipamentos como a ordenhadeira, o medidor e os conjuntos. Todavia, vale lembrar que o uso de auxílios, como o transferidor de leite, pode otimizar o processo mecanizado da produção.

Para saber mais informações sobre o uso e a limpeza desse aparelho, continue lendo esse artigo, que traz excelentes dicas práticas para demandas rurais.

O que é e como funciona um transferidor de leite?

O transferidor de leite é um equipamento utilizado na etapa de extração do produto. Ele recebe o líquido coletado na ordenha.

Tendo os conjuntos instalados em sua tampa, o aparelho é ligado também a uma bomba de leite, que faz a transferência do produto recebido para um refrigerador. Ele usa uma mangueira que guia o caminho percorrido pelo líquido.

Todos os modelos são fabricados em aço inox, podendo suportar de um a quatro conjuntos de ordenha (equipamento utilizado para extrair o leite das vacas).

O uso do transferidor de leite é ideal para médios e pequenos produtores, transformando a participação manual na extração do produto em um processo totalmente mecanizado a um excelente custo-benefício.

Qualquer marca de equipamento de ordenha é capaz de ser conectada ao transferidor. Além disso, sua limpeza é muito simples e pode ser feita pelo produtor.

Quanto custa um transferidor de leite?

O valor desse aparelho pode variar, de acordo com a marca, capacidade de litros e método de compra. Porém, no geral, um transferidor de leite de 55 litros em inox para até 4 conjuntos fica entre R$ 7.500 e R$ 11.500.

Como lavar um transferidor de leite?

Indiferentemente da marca ou modelo, a limpeza e higienização do transferidor de leite pode ser feita de maneira bastante fácil.

Existem diversas formas de fazer a lavagem desse equipamento, podendo variar a ordem dos processos ou a maneira de realizá-los, de acordo com o profissional que o executa.

Todavia, o protocolo de limpeza pode ser realizado do seguinte modo:

  1. Retire a mangueira do resfriador.
  2. Com o transferidor fechado, conecte uma das pontas da mangueira em uma saída de água fria e a outra deve permanecer na posição de uso. Ligue-o para fazer a limpeza.
  3. Em seguida, retire a ponta que estava em posição de uso e conecte-a na outra saída superior do transferidor, para garantir a higienização completa.
  4. Para evitar desperdícios, a água utilizada na limpeza do transferidor, que é escoada por uma mangueira de saída, pode ser útil para a lavagem dos arredores do local, sala de ordenha ou pátio.
  5. Finalizada esta etapa, altere o modo de uso do equipamento para “manual” e retire toda a água fria que ainda estiver nele.
  6. Insira água quente e detergente neutro, posicionando o retorno de escoamento para dentro de um tanque e a conexão do transferidor na saída similar a um pequeno chuveiro. Ele possibilita a dispensa de água bem distribuída na parte interna. Permaneça neste processo por cerca de 10 minutos.
  7. Enxágue com água fria novamente e desligue-o.
  8. Abra a saída inferior para drenagem do restante de água, que possa ter permanecido no interior do transferidor.
  9. Abra-o e confira a limpeza do equipamento.

Achou essas dicas úteis para o manuseio do seu transferidor? Então, salve esse conteúdo para consultar sempre que precisar fazer a lavagem do equipamento de maneira fácil e eficiente.

Conteúdo relacionado: