Como filtrar de maneira fácil o leite

Filtrar o leite é uma boa prática para a melhoria da qualidade do produto. É por meio desse procedimento que são eliminadas sujidades e partículas indesejadas, como pelos e outras substâncias que não se diluem. 

Existem algumas maneiras eficientes de filtrar o leite, vamos abordar aqui a forma mais prática de fazer. Acompanhe e descubra como pode ser tudo mais simples do que parece. 

Por que filtrar o leite

O processo de filtrar o leite é importante para eliminar substâncias e partículas indesejadas que podem comprometer a qualidade do produto que chega ao consumidor final. Além de melhorar a qualidade do leite, a filtração também favorece a estética do produto.

Depois de filtrado, o leite chegará mais limpo e esteticamente agradável ao seu consumidor final, tendo mais qualidade para ser bebido ou usado na fabricação de queijos ou outros produtos.

Como  filtrar o leite passo a passo

A forma que vamos ensinar hoje é bastante simples e você vai precisar de poucos materiais. 

Passo 1: Bomba de transferência de leite

Este processo só será possível se você tiver uma bomba  de transferência de leite. É ela que vai fazer com que o leite seja levado do latão até o resfriador por meio de uma mangueira. Certifique-se de que o equipamento está limpo e pronto para ser usado no momento que for dar início.

Passo 2: Acople a mangueira

Com a bomba limpa e pronta para uso, acople a mangueira no local indicado. Deixe uma das pontas livre dentro do latão de leite e a outra leve até o resfriador. Este é o caminho que o leite fará, partirá do latão para o resfriador. 

Vale salientar que a mangueira também deve estar higienizada corretamente para não prejudicar a qualidade do produto. 

Passo 3: Prender o filtro 

Na ponta da mangueira que vai para o resfriador você deve prender o filtro de TNT descartável próprio para a filtração do leite. Será necessária a ajuda de uma mola que ajudará a prender o filtro e segurar a mangueira na tampa do resfriador. 

Primeiramente, coloque a mola na mangueira. Em seguida, o filtro. Agora você deve dobrar as laterais do filtro para cima da mangueira e prender tudo com a mola e apertá-la. A ideia é deixar tudo seguro e bem ajustado para evitar que aconteçam incidentes. 

Passo 4: Encaixe a mangueira no resfriador e ligue a bomba

A mesma mola que serviu para segurar o filtro vai servir para manter a mangueira suspensa. Basta encaixar suas duas alças na tampa do resfriador de modo que fique bem segura. 

Feito isso, basta ligar a bomba de transferência de leite e deixar que ela trabalhe livremente. A mangueira estará segura com a mola, e não cairá dentro do resfriador, mesmo que a pressão lance o leite com muita força.  

Agora basta esperar o procedimento finalizar sozinho. No final, lembre de recolher todo o material utilizado para a higienização e descarte o que não puder ser reutilizado. A limpeza da bomba também é de extrema importância. 

Essa dica ajudou você? Então, compartilhe esse conteúdo e continue por aqui que teremos muito mais conteúdo como esse para você!

Conteúdo relacionado: