Saiba como fazer a higienização das teteiras corretamente

Higienizar as teteiras corretamente é uma etapa importante para garantir a alta qualidade do leite. Além disso, realizar a limpeza adequada é benéfico para o rebanho, pois esse cuidado auxilia na prevenção de mastite (inflamação da mama).

Apesar de parecer uma tarefa complicada, é possível fazer a higienização das teteiras em apenas quatro passos que são simples e práticos.

Deseja garantir o sucesso das ordenhas e oferecer leite de alta qualidade às empresas parceiras e aos clientes? Continue a leitura e aprenda o passo a passo de como higienizar as teteiras adequadamente.

O que são e para que servem as teteiras?

As teteiras são as peças de uma máquina de ordenha que cobrem as tetas da vaca. Elas proporcionam a massagem para a retirada do leite e o transportam para o coletor.

O único contato do equipamento de ordenha é realizado por meio das teteiras. Portanto, realizar corretamente a higienização dessa parte é essencial para garantir a qualidade do leite e verificar a eficiência do aparelho.

Quando devo trocar as teteiras?

Há desgaste nas borrachas das teteiras conforme o uso e a limpeza realizada no material. Com a frequência de utilização, elas vão perdendo a elasticidade, o que diminui a eficiência das massagens. Isso machuca o animal e prejudica a qualidade do leite.

Por conta disso, é necessário realizar a troca periódica das teteiras. Geralmente, a vida útil do objeto é de 2.500 ordenhas. Entretanto, é importante monitorá-lo para garantir o seu bom funcionamento. 

Como fazer a limpeza das teteiras corretamente?

Realizar uma limpeza das teteiras internamente, após cada ordenha, é essencial para garantir a qualidade do leite e o funcionamento correto do aparelho.

É uma tarefa simples, mas que requer atenção e cuidado para que seja feita de maneira eficiente, eliminando todos os resíduos e bactérias que possam estar presentes no equipamento.

Confira, abaixo, o passo a passo da limpeza correta das teteiras para o produtor que utiliza o método balde ao pé e não possui sistema de lavação.

1. Utilize água morna

O ideal é usar água morna (entre 38 e 55°C) para a limpeza das teteiras. Essa temperatura garante que a gordura e os resíduos do leite sejam removidos.

Comece o processo de higienização enxaguando o equipamento com água morna para facilitar o restante do processo.

2. Escolha uma escova própria para a limpeza

A escova certa contribui para a higienização correta das teteiras. Ela limpará a parte interna do aparelho, retirando todos os resíduos.

Prefira uma escova própria para as teteiras, com cerdas de nylon, que rotacione e limpe toda a parte interna do equipamento, evitando qualquer resquício de contaminação.

Molhe-a com água morna antes do uso.

3. Use detergente neutro

O detergente neutro é essencial para retirar toda a gordura residual das teteiras. Além disso, ele garante que não fiquem bactérias, eventuais sujeiras ou aromas no objeto.

Você pode adicionar o detergente diretamente na escova própria para teteiras

 e realizar a limpeza.

4. Finalize enxaguando o equipamento

Para finalizar e garantir uma higiene correta das teteiras, faça um último enxágue com água morna. Isso retira todos os resíduos e o detergente neutro.

Agora é com você! Seguindo esse passo a passo, é possível garantir a higienização correta das teteiras. 

Lembre-se de realizar a limpeza do equipamento sempre após a ordenha. Assim, você consegue monitorar a qualidade do leite e evitar que a vaca tenha mastite ou outras doenças.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos sobre agropecuária e salve essa publicação para consultar quando houver necessidade.

Conteúdo relacionado: