Canzil de madeira: O que é, como funciona e como montá-lo?

O canzil, assim como outros equipamentos, é muito utilizado na indústria leiteira para otimizar a produção de leite.

Criar um ambiente próprio, com  travamento individual dos animais, possibilita dar um trato especial às vacas selecionadas. Entenda o que é um canzil, para que ele serve, como funciona e como confeccioná-lo, lendo o artigo a seguir. .

O que é e para que serve um canzil?

Após a retirada do leite, as vacas são induzidas com calma e sem agressividade para o cocho.

Nesse ambiente, normalmente, é instalado o canzil, uma estrutura, comumente de madeira, onde se insere a cabeça do animal entre dois paus. 

Gera-se, assim,  um sistema de confinamento, reduzindo a necessidade de disputa pela alimentação entre os animais, estabelecendo o espaço de cada um deles.

Esse processo é importante, principalmente, para vacas leiteiras, já que a alimentação é um dos principais fatores para a produção, volume e qualidade do leite.

Como funciona um canzil de madeira?

O funcionamento do canzil é bastante simples, já que durante a ordenha, ao passo que as vacas têm os processos de extração finalizados e são liberadas. Após um tempo, normalmente, acostumam-se a ir sozinhas para realizar sua refeição nesse ambiente.

Essa estrutura de baixo investimento pode auxiliar grandemente nas rotinas da indústria leiteira, diminuindo problemas com os animais, inclusive de saúde.

Qual é a altura ideal para um canzil?

Segundo Roberto Lenz, profissional da indústria leiteira, é bom que a cabeça do animal não baixe de 40 centímetros do chão, garantindo que ele se sinta à vontade para consumir o alimento. Já do pé da vaca até a altura final do canzil, pode somar cerca de um metro e meio. 

O distanciamento dos animais deve ser feito de acordo com os tamanhos deles. Normalmente, podem ser distribuídas cerca de 6 vacas em um canzil de 5 metros. 

Para a inserção da cabeça do animal, deve ser medido um espaço que proporcione conforto, mas, ao mesmo tempo, não o deixe solto. Para o gado holandês, por exemplo, sugere-se uma abertura de cerca de 19 centímetros.

A dobra, que proporciona a abertura maior para a entrada da cabeça do animal e o fechamento no encurralamento, deve ser de mais ou menos 68 centímetros. 

Caso seja muito grande, o canzil poderá não fechar corretamente ou gerar problemas futuros no funcionamento..

Como fazer um canzil de madeira?

A estrutura do canzil pode ser feita de ripas. Uma boa opção é adquirir para a parte superior da construção uma madeira única, forte e espessa, evitando distorções ou rompimentos posteriores.

Nessa parte superior da peça, devem ser feitos todos os recortes necessários para o encaixe dos paus que limitam o espaço do animal, viabilizando o movimento de abertura e fechamento.

É importante que o material seja de qualidade e seja firmado fixamente com parafusos, garantindo maior durabilidade da estrutura.

Gostou dessa ideia prática? Então, salve este conteúdo para consultar ao planejar e desenvolver seu canzil.Deixe nos comentários, fotos e experiências de uso para compartilhar com nossa rede.

Conteúdo relacionado: